IAQ - Instituto Aprender de Qualificação

Em 20 de março de 2010, foi criado o Instituto Aprender de Qualificação (IAQ). Fruto da sugestão de José Milton Spotti Varela e com apoio da Comunhão Espírita de Brasília, essa Instituição trabalha com jovens aprendizes oriundos do DF e entorno, inserindo-os no mundo profissional, em diferentes áreas de atuação, por intermédio do Programa de Aprendizagem criado pela Lei 10.087/2000.

Apesar de diversas instituições beneficentes terem sido convidadas, apenas três mantêm-se associadas ao projeto: Centro Espírita Sebastião, o Mártir; Villa Cristã e Comunhão Espírita de Brasília.

Nos termos da legislação vigente, o IAQ é uma qualificadora de jovens aprendizes regularmente cadastrada, com a missão de inserir e qualificar jovens para o mercado de trabalho. Para tanto, são ministrados cursos nas áreas de administração e serviços, alimentação e call center, além de programas de educação profissional básica para jovens de 14 a 24 anos incompletos. Importante ressaltar que todas as empresas de médio e grande porte são obrigadas a contar com jovens aprendizes em seus quadros.

Comprovando o sucesso do trabalho efetuado, esse Instituto conta com mais de 100 parceiros ativos, já tendo inserido e qualificado mais de 4.300 jovens.

A sede do IAQ funciona no mesmo prédio da Comunhão Espírita.