Não basta ser paciente e saber escutar

Tem que ter uma boa base de estudos e vivência da Doutrina Espírita, tem que saber acolher, consolar e esclarecer sem julgamento. Tem que, especialmente, ter o Cristo Consolador como base de todo o trabalho de escuta e conforto.

Os novos 21 atendentes fraternos cumpriram todas essas exigências e agora somam forças no pronto-socorro espiritual da Comunhão Espírita de Brasília.

“A atitude compassiva e misericordiosa é imprescindível para a realização do atendimento fraterno na terapêutica do Cristo”, avalia Henrique Neuwald , o novo atendente fraterno que já está, juntamente com as duas turmas formandas, em atividade na Comunhão Espírita.

Henrique tem bagagem de conhecimento e dedicação na seara espírita. Movido por seu altruísmo, fez o curso de Atendente Fraterno para aprimorar a caraterística de ser um bom ouvinte e poder servir. Ele é, cotidianamente, procurado pelos mais próximos para compartilhar seus problemas. “Senti a necessidade de aprimorar a escuta para poder ajudar as pessoas de forma acalentadora, seguindo os preceitos que acredito, os ensinados pela Doutrina”, avalia Henrique.

 

O Atendimento Fraterno da Comunhão Espírita é um trabalho laborioso no campo espírita porque lida com a dor da alma e com o sofrimento de um irmão. Abalaria o emocional e sugaria toda a energia do corpo físico, se não houvesse o treinamento específico de oito meses que prepara o voluntário para a escuta amorosa. E o ingrediente fundamental, de força inesgotável, é o amor.

A Diretoria de Atendimento e Orientação – DAO dá as boas-vindas aos formandos e comemora o quadro de 96 atendentes fraternos.

Ruth Daia, coordenadora do Atendimento, conta que a DAO tem mais 187 atendentes credenciados, mas, infelizmente afastados, que não retornaram depois da pandemia. “Esses formandos vão suprir a defasagem do voluntariado e agora teremos trabalhadores para ocupar as 10 cabines disponíveis nos horários de maior procura”, avalia.

Os canais de atendimento

Para o Atendimento Fraterno presencial é só chegar, dar o nome e aguardar a sua vez.

Funciona de segunda a sexta das 8h30 às 10h30 e de 15h30 às 21h. Aos sábados vai de 15h30 às 19h30.

O atendimento on-line deve ser solicitado pelo e-mail atendimentofraternocomunhao@gmail.com. O solicitante recebe um link com instruções de acesso no horário agendado, sempre entre 8h às 12h e 14h às 20h.

Deixe um Comentário