O Brasil é a população com maior prevalência de transtornos de ansiedade do mundo. São cerca de 9,3% dos brasileiros. Os dados são do último grande mapeamento global de transtornos mentais, realizado pela OMS, e publicado pela BBC Brasil. Depois do Brasil, aparece o Paraguai (7,6%), Noruega (7,4%), Nova Zelândia (7,3%) e Austrália (7%).
De acordo com os especialistas ouvidos pela BBC Brasil, o índice elevado de desemprego, recorrentes mudanças no rumo da economia e falta de segurança pública são apontados como principais fatores para a alta prevalência de transtornos de ansiedade na população brasileira.
E é a necessidade de aprendermos a lidar com a ansiedade que levou o Grupo Acolher escolher esse como o terceiro tema do ” 7° Seminário do Grupo Acolher”. Miriam dos Anjos falará ao vivo, nesta quarta-feira, sobre o assunto com o tema: “Não vos inquieteis pelo dia de amanhã: dialogando com a ansiedade em nós”.
O Grupo Acolher oferece aos assistidos momentos que podem compartilhar experiências e dores causadas por ansiedade, medo, insegurança, depressão e por outros transtornos emocionais.
Ruth Daia, vice-diretora de Atendimento e Orientação, explica que os temas das palestras do seminário foram escolhidos de acordo com as necessidades que os participantes trazem ao longo do ano. “Todo mês falamos de algo. Em maio falamos de família. Sempre falamos de uma necessidade nossa de sobrevivência emocional”, afirma Ruth.
Confira a programação do seminário:
08/06 – A dor que não cessa: automutilação não cura.
Palestrante: Antônia Nery
10/06 – Emoções não ressignificadas que nos adoecem.
Palestrante: José Carlos de Sousa
Grupo Acolher
Quem quiser fazer parte do Grupo basta ir para a Sala 13, toda quinta e sexta-feira, às 19h. Não é necessário ter encaminhamento do atendimento fraterno.