O sucesso das bilheterias do filme “Nosso Lar 2 – Os Mensageiros”, já em sua estreia no cinema, mostra como Chico Xavier ainda é vivo no país. Com esse espírito de celebração, o programa Comunhão Inspira foi realizado na noite desse sábado, 27 de janeiro, no salão Bezerra de Menezes.
Além de Wagner de Assis, diretor e roteirista do filme, participaram do encontro Mayara Paz, coordenadora de Comunicação e Cinema da Federação Espírita Brasileira (FEB), e João Rabello, diretor da FEB Cinema. Juntos, compartilharam insights sobre o filme e exploraram as mensagens que a obra busca transmitir ao público.
Em cartaz em 927 salas de cinema em todo o Brasil, o drama é baseado em um dos 13 livros da coleção “A vida no mundo espiritual”, de André Luiz e psicografado por Chico Xavier. O longa-metragem, protagonizado pelo ator Edson Celulari, mostra a história de cinco Espíritos que nem sempre foram bem-sucedidos em suas missões. Para muitos espectadores, o filme pode funcionar como uma chamada urgente para a transformação moral ou, até mesmo, um “spoiler” de como construir ou não uma jornada de sucesso na vida espiritual.
“Quem está no caminho que se planejou? Quem está trilhando o que combinou na sala de reencarnação? Quem está sentindo que o coração pulsa junto da alma quando está fazendo alguma coisa? Esse é o caminho que a gente escolheu. É para isso que a gente renasce”, analisou Wagner de Assis, revelando um pouco da essência do filme.
Na oportunidade, Wagner de Assis lembrou ainda: “Mensageiro não é quem leva a mensagem, segundo Aniceto; mensageiro é o que vive a mensagem… E, como escreveu Chico Xavier: ‘a melhor caridade que você pode fazer é viver a espiritualidade’”, refletiu.
Sobre o compromisso das instituições envolvidas em promover diálogos que transcendem o cinema, explorando as dimensões espirituais presentes na produção cinematográfica, o diretor do filme comentou: “Achar que o filme, por si só, vai transformar as pessoas, não vai funcionar. Agora, é potente, é oferta rica, de luz. Se a pessoa se alimenta disso e alguma coisa modifica nela, é mérito dela. O filme fez sua parte como produto cultural, como obra de arte”, frisou.
Sobre Wagner de Assis
Wagner de Assis é fundador da produtora Cinética Filmes e Produções Ltda. O artista traz em seu currículo trabalhos como diretor, roteirista e escritor. Um dos seus projetos foi o longa-metragem “Nosso Lar”, lançado em 2010 pela Fox Films do Brasil e um grande sucesso de bilheteria, com mais de 4 milhões de espectadores. No mesmo ano, a partir das histórias de bastidores do filme, escreveu o livro Nosso Lar – Bastidores do filme.
Próximos projetos
Tanto o cineasta Wagner de Assis quanto João Rabelo, diretor da FEB Cinema, adiantaram que há mais novidades vindo por aí. Novos filmes com a temática espírita já estão em andamento, como produções cinematográficas sobre as vidas de Emmanuel; Paulo e Estévão; Sexo e Destino; Renúncia; As Irmãs Fox, dentre outras obras que devem chegar às telonas nos próximos anos.
Lançamento do Livro “Bastidores de Nosso Lar 2”
Logo após o Comunhão Inspira, o auditório Bezerra de Menezes foi palco do lançamento do livro “Bastidores de Nosso Lar 2”. Na ocasião, a autora Mayara Paz e o cineasta Wagner de Assis autografaram o livro inspirado no que ocorreu por trás das câmeras. O livro é uma peça valiosa para aqueles que buscam desvendar os segredos e as inspirações por trás da produção cinematográfica que está impactando o público em todo o Brasil, desde a sua estréia, na quinta-feira, 25 de janeiro.
Reportagem: Flávia Rocha