O que leva um homem comum a permanecer virtuoso em toda a sua encarnação? O que o mantém firme no leme da sua vida, navegando em direção ao destino que o impulsiona de dentro para fora? O que transforma um homem comum em alguém virtuoso? É a sua conexão íntima com o propósito maior ou é a sua devoção inabalável no caminho do bem?
São perguntas de abertura do videodocumentário “Memórias do seu Mário Barata”, apresentado no encerramento da Maces 2023 (Mostra de Arte e Cultura Espírita) no Salão Bezerra de Menezes, revelando a trajetória espiritual de um homem simples, generoso e comprometido com as obras de caridade entre as quais destacou-se por ser pioneiro na fundação da Comunhão Espírita de Brasília e na construção do seu prédio na Asa Sul da Capital Federal. “Mário era quem tomava conta de tudo, a gente ajudava na capacidade de finalizar”, diz Roberto Beck, companheiro de lutas desde o início. “Ele tirava muito dinheiro do bolso para a construção [da Comunhão], pois a contribuição não era suficiente”.
Com o apoio da esposa Irene Carvalho, das filhas Lígia e Sandra e demais companheiros inesquecíveis de jornada na Doutrina Espírita, o sonho do prédio próprio foi aos poucos saindo do papel. Dona Irene lembra detalhes inesquecíveis da obra do marido. “Fui destinada a seguir o trabalho ao lado do Mário na edificação da Comunhão Espírita de Brasília.
“Foi um planejamento espiritual”, dizia na certeza de cumprir sua missão para tocar as ações evangelizadoras, além da obra física, ao lado do marido. No documentário, Sandra Carvalho explica a energia do pai sempre disposto a fazer tudo e a ajudar a todos indistintamente. Entre a rotina de reunir doações (roupas, remédios e mantimentos) aos mais pobres e na distribuição de todo o trabalho assistencial, Sandra lembra que seu Mário ainda construiu, a Escola Rural Eurípedes Barsanulfo, com o objetivo de atender crianças carentes da região, que não tinham opção de estudos. “Papai construiu a escola e fornecia a merenda aos estudantes enquanto a prefeitura local cedia os professores”.
Mário Carvalho, também conhecido como Mário Barata, homem comum, generoso, guia espiritual e exemplo de fé perseverança deixou-nos um legado poderoso. Através deste documentário, podemos aprender um pouco mais deste homem que se tornou um farol de inspiração, um exemplo do que é possível quando se abraça a virtude e se trilha o caminho do bem fazer e da solidariedade. Este vídeo não apenas celebra a vida de Seu Mário Carvalho, mas também reconhece a influência positiva que ele teve na formação da Comunhão Espírita de Brasília e na vida daqueles que tiveram a honra de conhecê-lo.
Além das imagens de arquivo, o vídeo traz memoráveis testemunhos de parentes e amigos e detalha passagens marcantes desse grande líder espiritual, explorando suas contribuições para a ampliação das obras assistenciais e trabalhos de evangelização em favor da comunidade espírita de Brasília e a de todos os cristãos.
Quando Chico Xavier soube, na época, que a Comunhão anunciava o fim da última etapa da construção do prédio na Asa Sul, mandou um recado firme ao seu Mário Carvalho, que ainda hoje serve de reflexão a todos os cristãos: “A Comunhão não para. A Comunhão vai longe. Última etapa não existe”.
Que assim seja!
ENCERRAMENTO MACES 2023
Foram três dias de eventos com apresentações de música, teatro, coral, palestras e muita comida e diversão. No domingo, data de encerramento, tivemos a abertura dos eventos às 14h com a palestra: “Trabalhador da arte espírita – agente promovedor do conhecimento espírita , da elevação das emoções, sentimentos e renovação moral com o palestrante Sérgio Castro. Logo após ocorreu a apresentação artística: “A importância da música e da dança espírita na evolução do homem integral.” O dia terminou com a palestra de Márcia Sirotheau sobre educação no lar.
Texto: Fernando Tadeu