Domingo terá Festa Junina no Nosso Lar. Saiba como os recursos são empregados

Oiaí. Prestenção! A tradicional Festa Junina do Nosso Lar está chegando. O Arraial será realizado neste domingo, 02/06, a partir do meio-dia, com entrada franca. A festa segue o dia todo e vai até às 22h com muitas comidas típicas e diversão garantida para todas as idades.

Para que você entenda melhor a importância das contribuições dos frequentadores da Comunhão Espírita, fizemos uma entrevista especial com a presidente do Nosso Lar, Patrícia Braga de Oliveira. Confira a seguir:

1. Poderia nos contar um pouco sobre a história e a missão do Nosso Lar?
Nossa história vem de décadas de trabalho. Começa há cinquenta anos, brotando no coração dos fundadores da Comunhão Espírita de Brasília. Ali estavam seu Mário, dona Irene, seu Júlio, dona Laís, seu Hercílio, dona Clara, seu Erasmo… e tantos corações amados, planejando um lar, na época chamado de orfanato, que pudesse acolher a infância desamparada da vida, preparando-a para dias mais felizes, com muito, muito amor. O Nosso Lar assim nasceu, como uma missão espiritual da Comunhão Espírita de Brasília, vista, inclusive, pela mediunidade raríssima de dona Irene Carvalho, que possuía o dom da pré-cognição, também chamada de clarividência.
Nossas casas-lares, na vila, que é o Nosso Lar, foram assim sendo construídas e pintadas uma a uma, com as cores do amor que sempre invadiu todos os corações em Nosso Lar. E as crianças foram chegando, respondendo ao apelo das mentes e corações dos fundadores, sendo que a primeira até hoje é lembrada!

Recomendo que todos assistam ao vídeo comemorativo de 50 anos do Lar. Está em Nosso Lar 50 Anos (youtube.com). Lá conta um pouquinho da nossa linda história, cuja missão sempre foi e segue sendo a de acolher e abrigar a infância e a adolescência que correm risco, cuidando, protegendo, amando e devolvendo-as à sociedade em melhores condições emocionais, físicas e educacionais, no limite de todos os nossos esforços, de nossas forças.
Acima de tudo, sempre teremos em mente que, embora a Comunhão não seja mais mantenedora física do Nosso Lar, o compromisso espiritual alicerçado pelos fundadores da Comunhão permanece, então sentiremos sempre que o Nosso Lar é filho espiritual da Comunhão… E é bom que seja assim.

2. Quais são e como os recursos da Comunhão Espírita de Brasília têm ajudado o Nosso Lar a cumprir seus objetivos?
O Nosso Lar é filho da Comunhão Espírita de Brasília, podemos dizer assim: nasceu dentro da Comunhão e, embora, por uma decisão humana, hoje não seja mais mantido pela Comunhão, nunca deixou de ser amparado pela Comunhão, que nos doa, mensalmente, uma contribuição financeira que é fundamental para a existência do Nosso Lar, especialmente porque o Lar mantém as casas de acolhimento, que recebem crianças e mães que vêm do Brasil inteiro para buscarem tratamento médico na capital do país e não têm, absolutamente, onde se abrigarem, durante os tratamentos, que costumam durar muito tempo. Para esse tipo de serviço social e assistencial que o Nosso Lar oferece, totalmente filantrópico, não contamos com nenhum tipo de suporte governamental, apenas com as doações dos corações amigos, que amam nosso trabalho e que reconhecem o valor ímpar dele. No bojo desses corações amigos está a Comunhão Espírita de Brasília, que, mais do que um nome, é um congregado de pessoas, de trabalhadores do Bem, seres humanos acima de tudo comprometidos com o Amor, e que levam adiante um archote que receberamhá cinquenta e um anos, desde a fundação do Nosso Lar, de amor, paz e esperança…

3. Existem projetos específicos ou programas que foram possíveis graças a esses recursos?
A Comunhão repassa mensalmente a alimentação solicitada e também doações para o bazar. Com a ajuda dos trabalhadores da Comunhão conseguimos montar um enxoval para cada criança abrigada no período do Natal, conseguimos ajuda em nossa tradicional Festa Junina e no mais é, realmente, para a alimentação e remédios do dia a dia de nossos acolhidos.

Outro momento muito importante de parceria amorosa com a Comunhão dá-se sempre nos lançamentos dos livros da oradora Mayse Braga: sempre, desde o primeiro livro lançado, em 1995, chamado Para o seu coração, a Comunhão permitiu que a venda do lançamento do livro fosse toda para o Nosso Lar. Aconteceu isso em 1995, com essa obra; em 1998, com o segundo livro da autora, Acendendoluzes, aconteceu também; no ano 2000, no lançamento da terceira obra da autora, em parceria com Antonia Nery, que também é palestrante da casa, chamada Da depressão à felicidade, também foi assim; e, no ano passado, ocorreu novamente, no lançamento do livro Minutos com Mayse. Como as palestras da Mayse trazem sempre muito público à Casa, a venda é-nos de grande ajuda!

4. Quais são os maiores desafios enfrentados pelo Nosso Lar no que diz respeito ao financiamento e recursos?
O nosso maior desafio é a nossa existência e permanência como serviço relevante sem custo algum a quem precisa dele! Imagine o custo de manter-se uma família: agora leve isso para um abrigo, formado de várias casas, que comportam até dez crianças abrigadas com mães sociais, e também de casas onde estão mães e crianças acolhidas, em tratamento médico! O governo envia-nos algum recurso, que não cobre, em absoluto, nossas despesas, nem com as casas-lares, nem muito menos com as casas de acolhimento, para as quais não recebemos qualquer recurso governamental. Daí a importância de todos perceberem que essa obra linda, cheia de barulho de criança, cheia de amor e vida, que já conduziu tantas crianças pela vida afora, é de todos. Todos somos responsáveis por ela, espiritualmente, inclusive!

5. Como a comunidade e os frequentadores da Comunhão podem contribuir para o trabalho do Nosso Lar?
De todas as formas que se pode ajudar! Precisamos de ajuda financeira, então todos podem doar ao Lar, a quantia que puderem, por meio do PIX 00444059000179, esporadicamente, ou associando-se, para contribuir mensalmente. Para isso, convido a todos para visitarem o nosso site: COMO AJUDAR | Abrigo Nosso Lar (nossolardf.org.br). Lá diz direitinho como nos ajudar… Também há as ajudas esporádicas.
Outra forma de ajudar-nos é vir ser voluntário, no Nosso Lar. Venha! Precisamos de amigos em todas as áreas, para ajudar-nos, com comprometimento: na área administrativa, jurídica, de Comunicação Social. Precisamos de voluntários também nas áreas técnicas, de Odontologia, de Medicina ,de Psicologia e de Assistência Social. Precisamos, acima de tudo, de gente que goste de criança, para vir brincar com nossas crianças no parque, no dia a dia, para ensinar Português ou Matemática para elas, para ver como é gratificante e fantástico investir no futuro de nossa sociedade, que são as crianças…

6. Como a transparência e a prestação de contas são garantidas em relação aos recursos recebidos?
Tudo o que recebemos é publicado em nossos balanços, que são públicos (veja no link: https://www.nossolardf.org.br/transparencia). Só aceitamos doações feitas nas contas do Nosso Lar, que formam o balanço contábil, com demonstrativos mensais e anuais. E, além disso, qualquer voluntário é parte para vir ver o dia a dia do Nosso Lar, acompanhar nossas despesas, nossas lutas, nossos desafios. Basta vir participar! Não temos segredos, temos muito trabalho… Mas é um trabalho maravilhoso e convido a todos para que venham participar da vida do Lar.

Inclusive as doações de voluntários tornam-se públicas. Por exemplo: muito recentemente, o Programa Minuto com Mayse fez uma campanha, de vontade própria, pedindo que os seguidores do Programa depositassem dois reais na conta do Lar, para ajudar-nos. Ao final da campanha, a oradora Mayse Braga veio a público dizer quanto foi arrecadado, pois tudo está contabilizado nas contas do Lar… Se alguém quiser ver, recomendo que vá lá na Página do Programa: Mayse Braga – YouTube

Bem, é isso. Precisamos de muita ajuda! Obrigada pela oportunidade de vir aqui falar um pouquinho do Nosso Lar!

O Nosso Lar fica em frente à Candangolândia no endereço SAIS Lote C, Núcleo Bandeirante. Informações pelo telefone 3301-3244.

Comentários: 2

Deixe um Comentário