Arte Espírita

Desenvolver a arte e a cultura espíritas da Comunhão no seu âmbito interno e/ou externo.

Teatro, Música, Coral Elos de Luz, Coral Elinhos de Luz, Bandas, Balé, Sapateado, Musicais, Cantando a Doutrina, Domingo com Arte, Grupo Teatro Vida, Figurino, Cenário, Harmonização dos Auditórios.

O potencial da arte na Doutrina Espírita

“ O espiritismo vem abrir para a arte novas perspectivas, horizontes sem limites. A comunicação que ele estabelece entre os mundos visível e invisível, as indicações fornecidas sobre as condições da vida no além, a revelação que ele nos traz das leis de harmonia e de beleza que regem o universo vêm oferecer nossos pensadores, aos nossos artistas, motivos inesgotáveis de inspiração. ”

(Léon Denis, livro O Espiritismo na Arte)

Durante anos, a Comunhão produziu peças teatrais psicografadas, elaboradas pelos médiuns e com atuação de voluntários. As apresentações ocorriam até no Teatro Nacional de Brasília e eram sempre lotadas. Mesmo tendo ocorrido na década de 70, as obras já antecipavam os tempos futuros. A criação da Diretoria de Arte e Cultura garante que ainda presenciaremos diversos espetáculos.

A música também está no nosso dia a dia. O “Cantando a Doutrina”, projeto de divulgação de composições e artistas espíritas, ocorre mensalmente. Por meio dele, diversos músicos já estiveram no palco da Comunhão, disseminando palavras de amor, consolo e alegria. 

O Coral Elos de Luz, fundado em 2006, realiza apresentações em Casas Espíritas, em instituições que cuidam de crianças e idosos e em hospitais. Anualmente, participa do encontro de coros do Distrito Federal e do Grande Coro da Federação Espírita do Distrito Federal, que reúne mais de 200 vozes, contando também com o coral infantil.

Anualmente, no mês de setembro, a Comunhão organiza a Mostra de Arte e Cultura Espírita, encontro fraterno com exposição de pinturas mediúnicas, livros, música e dança, filmes espíritas e artesanato confeccionado pelos voluntários da Diretoria de Promoção Social – DPS.

Enfim, a Comunhão Espírita é um abençoado canteira de variadas flores na Arte Espírita.

“Os sonhos dos poetas, as visões dos místicos, as criações do gênio, as comprovações e demonstrações da Ciência, as realizações mais perfeitas da Arte são apenas ecos muito débeis e percepções…”

Léon Denis, no livro O mundo Invisível e a Guerra

Para informações mais detalhadas acesse a página da Diretoria de Arte e Cultura – DAC, pelo link: