Ressignificar atitudes afasta isolamento social e promove saúde

O 7º Seminário do Grupo Acolher teve início nesta segunda, dia 5 de junho, com a palestra da Dra. Márcia León, presidente da Associação Médico Espírita (AME) Planalto. O grupo Acolher reúne, às quintas e sextas, na Comunhão, pessoas que estejam passando por problemas depressivos, ansiosos, de automutilação ou outra questão emocional. A apresentação do evento, que segue com palestras até a sábado, dia 10, sempre às 20h, foi feita por Ruth Daia, vice-diretora de Atendimento e Orientação (DAO).

O tema da primeira palestra do Seminário foi Ressignificar: a busca da completude interior. Dra. Márcia Leon iniciou a exposição com as palavras de Jesus: “Vinde a mim todos vós que estais cansados que eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração, e encontrareis descanso para vossas almas, porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve”. Segundo a palestrante, essa é uma fala de puro acolhimento de quem conhece as potências interiores de cada um.

As atitudes que nos afastam dos outros

A partir desse entendimento, a expositora enfatizou como o sofrimento pelo qual passamos é fruto de más escolhas e da falta de autoamor.  “Toda vez que me colocam de lado por causa das minhas atitudes, e isso me causa dor na alma, começo a entrar em sofrimento”, disse referindo-se ao que chamou de uma postura existencial de se inserir no mundo de maneira a ferir os outros, causando, em consequência, isolamento social.

Para Dra. Márcia León, apesar de sofrer nunca ser bom, existe o mal e o bem sofrer, que dependem das lições que aprendemos com o sofrimento. Porém, para que elas cheguem à efeito, é preciso adotar algumas posturas frente à vida: a primeira delas é a do autoconhecimento. “Isso significa saber como reajo a determinadas situações e como atinjo o outro pelo meu próprio desconforto interno, afinal, num planeta de expiações e provas, nós sempre agredimos como resposta a uma defesa pessoal”, salientou. Ao agredir, recebemos de volta, aquilo que ofertamos ao outro. Isso, repetidamente, vai repercutir negativamente no nosso campo físico e mental, resultando em adoecimentos e depressões: “São as dores internas que comandam o corpo físico”.

Ressignificar atitudes depende da vontade  

A médica ressaltou o quão importante é ressignificar o que nos atinge como solução para nossa saúde. “Quando estamos sendo convidados a refletir sobre nosso comportamento, estamos dando a chance de ressignificar nossas atitudes. E nunca é tarde para isso, mas depende da nossa vontade”.

Assista à reflexão completa da palestra no link abaixo:

O 7º Seminário Acolher continua nesta terça, dia 6, com a palestra Aprendendo com a natureza: a depressão como inverno em nós, a ser proferida pela expositora Márcia Sirotheau. O evento é presencial, no salão Bezerra de Menezes, e transmitido ao vivo pela TV Comunhão no YouTube.

Deixe um Comentário