Comunhão mantém atendimento fraterno on-line

No início da pandemia, em 2020, a Comunhão Espírita inaugurou o serviço de atendimento fraterno virtual. São cerca de 40 atendentes que podem conversar com pessoas que estão com alguma dificuldade emocional neste momento de recolhimento devido à pandemia, utilizando aplicativo de comunicação por vídeo.

Uma das responsáveis pelo trabalho é Ruth Daia, vice-diretora de Atendimento e Orientação (DAO), coordenadora de grupos de autoajuda a dependentes químicos e familiares, além de  coordenadora do grupo Acolher. Atendente fraterna há 11 anos, ela relata que mesmo antes de a Comunhão ter que fechar as portas a equipe já se preocupava com a questão do vírus e de como  poderiam continuar atendendo as cerca de mil pessoas  que procuram o atendimento fraterno todo mês.

“São pessoas que chegam com ideação suicida, automutilação, depressão, entre tantas outras questões emocionais, que não poderiam ficar sem atendimento”, explica Ruth. Desta forma, o atendimento on-line foi viabilizado após a parceria com a diretora de Estudos Doutrinários, Luciana Couto, que trouxe a solução tecnológica ideal para garantir a segurança do atendimento em termos de sigilo, tanto para atendente como para atendido.

O atendimento fraterno a distância se destina a qualquer um que esteja se sentindo só e não tenha com quem conversar, mas também para os que, mesmo vivendo com familiares, sentem-se passando por dificuldades. “Podemos atender a qualquer um que esteja com problemas no recolhimento, que se sinta angustiado e com dificuldades emocionais”, diz Ruth Daia. Os atendentes disponíveis não passaram por nenhum treinamento específico, já que todos já tinham uma certa experiência com a ferramenta virtual que será utilizada.

Ruth Daia salienta que todos os tratamentos recomendados presencialmente, como passes, palestras, leitura do Evangelho no Lar, água fluidificada, poderão ser feitos de casa, já que a Comunhão os oferece a distância.  “Contamos com  a assiduidade e o compromisso do atendido. Sabemos que a espiritualidade que está auxiliando na Comunhão estará na casa do atendido”, complementa.

Ela garante que o trabalho será mantido até quando o recolhimento for necessário. “Acredito que vai dar muito certo. Vamos atender qualquer pessoa, de qualquer país, desde que fale a mesma língua”. Sobre o atendimento on-line permanecer como um serviço destinado até mesmo a quem mora no exterior, ela informa que existe, sim, essa possibilidade. “Podemos fazer o atendimento fraterno em outros idiomas, pois temos atendentes fluentes em outras línguas. É um planejamento para o futuro. Agora, é emergencial, apesar de garantirmos toda a segurança do sigilo”, conclui.

A preparação do atendimento

Herbert Bruggmann é um dos atendentes fraternos virtuais e, desde 2018, atende especificamente casos complexos e de perdas severas.

O que o fez aceitar o trabalho a distância foi compreender que, neste momento, mais do que nunca, as aflições, dores e dúvidas podem aflorar com maior intensidade.  Segundo Herbert, toda mudança requer sair da zona de conforto e o maior desafio do atendimento on-line pode ser conseguir transmitir acolhimento e vontade de ajudar. Herbert explica quais cuidados são necessários para o atendimento: preparação com antecedência mínima de 30 minutos de um provável atendimento, lembrando da formação do campo de benção em conjunto com a espiritualidade amiga que auxilia;  vestimenta adequada para o momento, apesar de se estar em casa; preparação do local de modo que esteja o mais simples e agradável possível, como em uma cabine de atendimento; evitar que apareçam na tela imagens, cartazes, objetos, ou sons, músicas, que eventualmente possam interferir no bom atendimento; e, caso haja sons na casa do atendido que prejudiquem o atendimento, pedir com delicadeza a interrupção dessa situação. “Tudo para que o atendimento aconteça com toda a harmonia e serenidade necessárias”, afirma.

Herbert enfatiza a questão da confidencialidade do diálogo, que é sempre observada. Outro cuidado essencial, segundo ele, é o não envolvimento pessoal do atendente com o atendido, como,  por exemplo, um contato posterior que não seja com a intermediação da Comunhão Espírita.

Para o atendente, a distância onde se encontra o atendido não fará diferença alguma, porque a ferramenta tecnológica elimina esse obstáculo. “Acreditamos que esse modelo ensejará a abertura de uma nova porta para a realização dos atendimentos fraternos individuais. E dizemos mais: será posteriormente um exigência daqueles que não podem estar presencialmente na Comunhão. Como aprendizado, será de grande valor, com certeza”, destaca.

Ele parabeniza a Comunhão pela iniciativa e  enfatiza que as dificuldades e situações inéditas que surgiram foram totalmente superadas. “Continuamos a atender virtualmente com o mesmo carinho e acolhimento que dedicamos nos atendimentos presenciais. Essa é a chave”, garante.

Como fazer para ser atendido fraternalmente?

Procurar o atendimento fraterno presencial na Comunhão Espírita de Brasília, na L2 Sul, Quadra 604. Chegando lá um voluntário lhe encaminhará para o atendente disponível.

Temos também o atendimento online.

Neste caso você terá que enviar um e-mail para atendimentofraternocomunhao@gmail.com e pedir que deseja ser atendido. Retornaremos o e-mail lhe perguntando a hora e o dia que você deseja o atendimento, assim que tivermos a sua resposta, será marcado e enviaremos um link para você e para o (a) atendente.

Horários para os atendimentos presenciais

  • Segundas-feiras, quartas-feiras e sextas-feiras das 8h30 às 10h30 e  das 15h30 às 21h00h.
  • Terças-feiras e Quintas-feiras, das 15h30 às 17h30

Comentários: 3

Deixe um Comentário