Novos médiuns estarão aptos a colocar à prova o que aprenderam em três anos e meio de estudos. Vão praticar a mediunidade nos grupos ou podem escolher seguir os estudos da doutrina.
São os 188 alunos que se formam na proxima semana no Estudo Sistematizado da Mediunidade, o novo ESME 3. A turma, com 69 alunos presenciais e 119 on-line, é a primeira que conclui o currículo implantado pela Diretoria de Estudos Doutrinários em 2019. A nova grade curricular acrescentou mais um semestre, contendo agora o curso de passe.
Um longo (e interminável) caminho do médium
Agora, os alunos podem optar por integrar os grupos de passe de harmonização, os que acontecem após as palestras, ou podem entrar nos grupos de educação da mediunidade, o primeiro estágio dos grupos mediúnicos, onde se tem contato com a mediunidade.
Os novos médiuns formandos em 2022 podem também continuar estudando os Estudos Complementares, com as obras de André Luiz e Manoel Miranda, o Estudo do Evangelho Segundo o Espiritismo, ou os cursos mais aprofundados ainda, como o de Magnetismo, História do Cristianismo e do Espiritismo.
A turma do ESME 3
Simone Moraes e Andreia Miranda são duas amigas que seguem juntas desde o início da educação doutrinária, no ESDE 1A, em 2019. Agora, formadas, não têm a sensação de dever cumprido por entenderem que a jornada de um espírita é de muita dedicação e estudo. “Para mim é uma alegria concluir esta etapa e poder trabalhar com a caridade”, considera Simone.
Elas estão decididas, “como não temos mediunidade aflorada, vamos continuar estudando”.
Andreia e Simone
Maurício de Albuquerque tinha a percepção de que antes dos estudos da doutrina “caminhava um pouquinho como espírita, agora sou estimulado a caminhar um bocadão”, referindo-se à transformação que o conhecimento fornece. Ele ainda não se decidiu se vai para grupos de passe ou continua estudando. Uma coisa é certa: “tenho que trabalhar, estou à disposição”, avisa o aluno.
Maurício
Como a espiritualidade não faz nada sem um porquê, no momento desta entrevista, o presidente da Casa, Adilson Mariz, passou na sala dos formandos convidando-os a se voluntariarem nos Grupos de Evangelização de Crianças e Jovens. Pode ser um sinal para aqueles que ainda não se decidiram.
Palavra da DED
“A implantação do novo ESME foi uma grande conquista. Não havia como absorver todos os interessados em fazer o curso de Passe, pois a oferta de vagas era limitada. Agora, todos os formandos do ESME estão em iguais condições de prosseguir na seara mediúnica e optar se desejam trabalhar especificamente com o Passe”, considera a vice-diretora da DED, Iara Paiva.
Iara Paiva, vice-diretora DED
Iara Paiva avalia que a conquista de mais médiuns na Casa só aufere vantagens para o aluno, para a sociedade, para a Comunhão e para o movimento espírita:
“Para os alunos é a oportunidade de praticar o que eles estudaram nos três anos e meio de formação e poder ter relação mais próxima com o viés científico do espiritismo e, principalmente, de exercitar a caridade no contato com o próximo, seja encarnado ou desencarnado.
Para a Comunhão é uma oportunidade de renovação do quadro de médiuns que sofreu baixas durante a pandemia.
E não há como conceber o Movimento Espírita sem o contato com os Espíritos. O intercâmbio mediúnico é essencial para a formação do médium e para a evolução do Espírito que aprende e ensina no contato com aqueles que estão no outro plano”.
Anote as datas
O curso de Passe, em 2023, será oferecido aos sábados, apenas aos alunos que concluíram o ESME 2 até dezembro de 2021, ou seja, no antigo currículo. As inscrições serão abertas no dia 30 de janeiro e as informações completas estarão no site da Comunhão.
Atualmente, o ESME 3 tem duas turmas on-line às quartas-feiras, às 20h, e aos sábados, às 10h; e duas turmas presenciais. “No próximo ano as turmas presenciais serão disponibilizadas às segundas e às terças-feiras, às 20h“, adianta a vice-diretora.
Estudos Complementares em 2023
Turmas presenciais:
– Quarta 18h: EC Obras básicas: A Gênese (a confirmar)
– Quinta 20h: EC André Luiz
– Sexta 19h: ESADE Magnetismo
– Sábado 10h: Passe para formados no ESME 2 até 2021
Turmas on-line:
– Segunda 18h: EC Manoel Miranda, EC Evangelho
– Quarta 18h: EC Evangelho
– Quinta 18h: EC André Luiz
– Quinta 19:30h: ESADE História do Cristianismo e Espiritismo
Um Comentário
Muito feliz por todos vocês!! Já já tb estarei aí. Abraços.