Jovem, oportunidade de ingresso no mercado de trabalho

Jovens que estejam cursando ou que já tenham concluído o ensino médio, que estejam ou não na faculdade, têm uma oportunidade de ingresso no mercado de trabalho, por meio do Instituto Aprender de Qualificação – IAQ.

O IAQ existe desde 2010 e já qualificou mais de 4.500 jovens. Hoje é administrada por representantes de três instituições espíritas: Centro Espírita Sebastião, O Mártir (Cesom); Villa Cristã;  e Comunhão Espírita de Brasília, como um programa de aprendizagem profissional que insere jovens entre 14 e 22 anos no mercado de trabalho, como jovens aprendizes.

Vale dizer que, por lei, empresas com mais de sete funcionários são obrigadas a terem m jovem aprendiz. A cota de aprendizes está fixada entre 5%, no mínimo, e 15% no máximo, por estabelecimento, calculada sobre o total de funcionários cujas funções demandem formação profissional. Cabe ao empregador, dentro dos limites fixados, contratar o número de aprendizes que melhor atender às suas necessidades.

Oportunidade de emprego

“O IAQ é uma instituição sem fins-lucrativos, caracterizada por dar aos jovens a oportunidade de inclusão social com o primeiro emprego”, explica a diretora Administrativo-financeiro do IAQ, Flaviana de Souza Pereira.

O IAQ faz a intermediação entre os jovens aprendizes e mais de 60 empresas parceiras de várias áreas. Atualmente são 306 jovens com contratos de trabalho de dois anos, ativos.

A partir do preenchimento do formulário no site, o jovem é chamado para a primeira entrevista, quando é identificado o perfil, de acordo com o interesse de cada jovem.

Aprovado, o candidato vai para a  contextualização, período de aprendizado das regras básicas de postura, comportamento, vestimenta e ética.

O candidato, então, é direcionado às empresas demandantes de jovens aprendizes o para trabalho remunerado por quatro horas por dia ou seis horas, dependendo da empresa e da carga horária de estudos do jovem.

Formação 

O Instituto busca atender a três necessidades do ser humano: educação, trabalho e desenvolvimento. Oferece cursos de administração e serviços, auxiliar de gastronomia, atendente de lanchonete, reposição de mercadorias, recepcionista, secretária, frentista, serviços gerais, além dos programas de educação profissional básica do Ministério do Trabalho e Emprego.

“O IAQ está se estabelecendo depois da pandemia e atualmente está em busca de mais empresas parceiras e mais jovens que queiram abraçar a oportunidade”, convida a diretora Flaviana.

Uma escola para a vida

O Instituto Aprender de Qualificação é uma escola para a vida porque entende que o primeiro desafio na vida de um jovem na vida adulta é encontrar uma oportunidade de emprego, juntamente com todos os passos subsequentes a este.

Conheça o IAQ. O Instituto funciona no 1º andar do prédio da Comunhão.

 

 

 

 

 

Deixe um Comentário