Como parte das atividades da Campanha Setembro Amarelo, de prevenção ao suicídio, a Comunhão Espírita convidou a palestrante Maria Antunes para falar sobre o tema O atendimento ao suicida no plano espiritual. A apresentação aconteceu na tarde de domingo, dia 4 de setembro.
Maria Antunes começou revelando que o índice de suicídios no Brasil após a pandemia aumentou demais, embora antes também fosse alarmante. “O Brasil ocupava, até 2019, a lamentável posição de oitavo país no mundo em número de suicídios”. E como um país considerado afetivo e com uma religiosidade latente apresenta essa estatística? Segundo a palestrante, a principal causa de suicídios no Brasil é a miséria alimentar. Dados do IBGE mostram que 40 milhões de brasileiros passam fome em alguma condição.
Para falar sobre o tema, Maria Antunes recorreu ao Livro dos Espíritos, entre as questões 934 e 947, que tratam dos suicídios diretos e indiretos, e das consequências do ato na vida imortal. Outra fonte é a obra Céu e Inferno, cujo capítulo quinto trata das mensagens de suicidas. Utiliza ainda O Martírio dos Suicidas, de Almerindo Castro, que relata os tipos de suicidas; a obra Temas da Vida e da Morte, psicografia de Divaldo Franco e autoria de Manoel Philomeno de Miranda; e o livro Memórias de um Suicida, do espírito Camilo, psicografado por Yvonne do Amaral Pereira, cujo compromisso em sua última encarnação foi com a mediunidade e o auxílio aos suicidas, após ela mesma ter se suicidado em três encarnações anteriores.
Yvonne auxiliava, junto a uma equipe e em desdobramento espiritual, pessoas que estavam com ideação suicida ou haviam cometido o suicídio. “Ela dedicou a existência inteira a esse trabalho”, salienta Marta Antunes.
Memórias de um Suicida
Publicado em 1956, 30 anos após ter sido escrito, “Memórias de um Suicida” é um verdadeiro tratado do atendimento espiritual aos que desencarnam dessa forma. O livro mostra que se trata de uma tarefa altamente organizada, feita com muito amor, mas um amor consciente e esclarecido. “Não basta boa vontade. É preciso se qualificar, pois o suicida sofre muito”, diz a palestrante.
O espírito Camilo descreve o vale dos suicidas, local onde são acolhidos especialmente os suicidas que têm convicção do ato que cometeram. Ao se suicidar com um tiro no ouvido, Camilo descreve, no livro, para onde foi arrastado no mundo espiritual. Passa, então, a viver numa caverna de terríveis paisagens, com sons e seres indescritíveis, sem sol, sem luz, somente trevas e choro.
O atendimento no plano espiritual
Após muito tempo nesse estado, Camilo narra o atendimento da Legião dos Servos de Maria: soldados que vestiam túnicas brancas lembrando hindus, que chegam num trem e começam a chamar os nomes dos que poderiam ser resgatados. Nos vagões, senhoras gentis os acolhem. Os suicidas então são transportados até uma colônia correcional imensa, cheia de vida, onde há o Hospital Maria de Nazaré. Lá, funcionários os levam para o atendimento específico necessário. O livro segue narrando todo o processo de recuperação dos suicidas.
Assista à palestra completa no link abaixo:
Comentários: 49
Meu filho a um mês atras se suicidiu.
Ainda estou sem acredita que estou vivendo esse pesadelo
Preciso ajuda pra conseguir continuar sem Meu filho
Estou a ponto de enlouquecer.
Me ajude!.
Cara Luciene, a Comunhão pode ajudá-la através do atendimento fraterno. Se você for de Brasília, busque o atendimento presencial na 604 sul. Mas se preferir, pode fazê-lo on-line, pelo email atendimentofraternocomunhao@gmail.com.
Veja mais informações:
O atendimento fraterno individual tem por objetivo: Acolher, Consolar e Esclarecer e encaminhar aos tratamentos espirituais adequados, as pessoas que buscam diálogo individual e privativo sobre seus problemas existenciais e espirituais.
Como fazer para ser atendido fraternalmente?
Procurar o atendimento fraterno presencial na Comunhão Espírita de Brasília, na L2 Sul, Quadra 604. Chegando lá um voluntário lhe encaminhará para o atendente disponível.
Temos também o atendimento online.
Neste caso você terá que enviar um e-mail para atendimentofraternocomunhao@gmail.com e pedir que deseja ser atendido. Retornaremos o e-mail lhe perguntando a hora e o dia que você deseja o atendimento, assim que tivermos a sua resposta, será marcado e enviaremos um link para você e para o (a) atendente.
Horários para os atendimentos presenciais
Segunda a sexta: de 8h30 às 10h30 e das 15h30 às 21h00h.
Sábado: das 15h30 às 19h30
Domingo: não funciona
Acabei de perder mais um amigo para o suicídio, sinto muito pelo seu filho, sei que é a maior dor, mas temos que ser fortes e mandar alegrias para eles, para que estejam na luz divina de Deus 🙏🏻 Sei que é difícil, mas eu estou tentando e vou conseguir, quero ajudar o espírito do meu amigo, do seu filho e de todos que puder, vamos emanar alegria e amor pra eles, desejo muito a cura de toda sua dor, um dia vamos reencontrar nossos entes queridos, e ver o paraíso que a gente sempre sonhou 🙌🏼
Clame ao Espírito Santo por consolo ..clame a Jesus pra que cure essa ferida na alma…busque terapia…busque uma igreja e peça ajuda ..oração. deixo pra vc meditar em Mateus 11:28 leia na bíblia ..essa dor e muito pesada troque esse jogo com Jesus…minha irmã TB fez isso ..estou vencendo a dor .venci o desespero o terror clamando ao Espírito Santo..orando ..buscando a Jesus .e encontrei alívio..a paz que excede todo entendimento… faça isso. Vc vai ficar bem querida…
Luciene, se quiser conversar, estou aqui.
Senhora, se precisar conversar, conte comigo. Irei orar pela senhora
Oi
Luciene, espero de todo meu coração que você esteja bem! E que seu filho tenha encontrado a luz!
O vale dos suicidas seria o umbral? Na verdade acho que todos somos suicidas, indiretamente ou diretamente, todos vão para o vale dos suicidas?
Cara Ângela, a literatura espírita tem inúmeros casos de suicidas com os mais diferentes tipos de atendimento no mundo espiritual. Temos um programa que explica o que é o umbral e tem essa explicação que você pergunta. Te convidamos a assistir e compreender. Copie e cole no navegador o link abaixo.
https://www.youtube.com/watch?v=KNeBo_9W0Jw
Já pensei no suicídio várias vezes. Mas nunca tive coragem, é triste de mais viver sem vontade.
Cara Samanta, procure o atendimento fraterno da sua casa espírita. Caso não possua, procure a Comunhão. Pode ser online pelo email atendimentofraternocomunhao@gmail.com. Ou pessoalmente na 604 Sul, em Brasília.
Eu também penso muito em ir embora.
Cara Kátia, Deus nos deu a vida confiando que vamos aproveitá-la. São desafios enormes, todos capazes de serem superados por nós. Caso queira conversar com um atendente fraterno, compareça a uma casa espírita. Ou escreva para atendimentofraternocomunhao@gmail.com
Perdi meu filho a 1 ano e 6 meses, ele tirou a própria vida , ele tinha depressão. Penso nele o tempo todo e me acho culpada por não ter evitado. A saudade é muito grande
Cara Aguinailza, seria muito interessante que você procurasse o atendimento fraterno de uma casa espírita. Caso vc seja de Brasília, vá até a Comunhão, na 604 Sul. Caso prefira o atendimento on-line, mande email para atendimentofraternocomunhao@gmail.com. Ou vá até qualquer casa espírita de sua preferência. O atendimento vai te ajudar nesse processo, bem como o tratamento espiritual.
Estou com uma vontade enorme de acabar com o sofrimento, tanto meu quanto o que causo, mas tenho medo das consequências que isso vai trazer. Tenho uma filha de 8 anos, meu amor maior do mundo, meu marido sabe do meu desejo e do jeito dele me incentiva a cometer, acho que seria o melhor para todos, a ausência seria menos dolorosa para minha filha do que conviver com alguém igual eu
Cara Camila, converse com um atendente fraterno da Comunhão. Se você não morar em Brasília ou não puder comparecer, escreva para atendimentofraternocomunhao@gmail.com. Tirar a própria vida nunca é solução. Nem para você, nem para sua família. Temos inúmeros conteúdos na TV Comunhão que esclarece esse tema. Mas para seu momento, o melhor é buscar o atendimento fraterno em qualquer casa espírita.
Nunca fui feliz! Sempre me senti só! Sofri bullying na escola, não aguenro mais frustrações na vida. Pq somos punidosnpir não qreremos mais sofrer nesse mundo? Que tipo de retribuição espiritual é essa? É injusto termos que sofrer de qlqr forma (aqui ou no plano espiritual por termos nos suicidado).
Não vejo mais esperança
Caro Rafael, o entendimento da Doutrina Espírita em relação ao sofrimento é que ele é um chamamento para uma mudança nossa diante da vida. Pode parecer injusta a dor sem sentido algum. Mas a partir do momento que compreendemos que somos participantes de um enredo que não começou aqui, aceitamos a vida que se nos apresenta e vamos buscar as lições e as mudanças necessárias para essa transformação.
Nada disso é fácil de se conseguir sozinho. Portanto, além da terapia psicológica e da ajuda médica, é imprescindível o tratamento espiritual. Converse com um atendente fraterno da Comunhão ou de qualquer outra casa espírita que você conheça. O mais importante é não desistir. Caso queira se consultar on-line, escreva para atendimentofraternocomunhao@gmail.com.
Muita coragem para enfrentar os dissabores!
eu tbm
Estou neste exato momento velando o corpo do meu filho de 27 anos que cometeu suicídio nesta madrugada.
A minha maior preocupação é que sua alma esteja sofrendo. A dor de perder meu filho é tão grande, mas a dor de saber que sua alma sofre é ainda pior..
Só peço a Deus que o perdoe e perdoe todos os que cometem suicídio. Eles precisaram de muita coragem para fazer o que fizeram. Colocaram fim na dor e sofrimento que estavam passando aqui na terra. Peço a Deus, misericórdia e perdão pelo filhos, amigos, irmãos, pais…que por um ato se desespero, colocaram fim ao seu sofrimento.
Cara Monika, sentimos muitíssimo pela notícia que você nos traz. O que conhecemos na Doutrina Espírita sobre isso é que absolutamente nenhum espírito fica sem assistência dos mentores. Saiba que seu filho está muito bem acompanhado e será sempre auxiliado. Temos muitos programas esclarecedores sobre esse tema no canal da Comunhão no YouTube, te convidamos a assistir.
Porém, o mais importante para você neste momento é o seu próprio amparo espiritual. Procure o atendimento fraterno da casa espírita de sua preferência e receba não só o acolhimento de que você necessita, mas as informações que vão acalmar seu coração.
Caso queira, pode procurar o atendimento fraterno on-line da Comunhão pelo e-mail atendimentofraternocomunhao@gmail.com .
Seja muito bem-vinda. Que Deus lhe acompanhe nesse momento tão difícil da sua caminhada.
Minha filha está entubada na UTI, em está muito grave e se ela for embora eu vou junto também, já decidi
Cara Sra. Karen, o atendimento fraterno da Comunhão Espírita está de braços abertos para recebe-la. Se precisar de atendimento on-line, escreva para o email atendimentofraternocomunhao@gmail.com. Muita força nessa hora. Deus está sempre no comando.
Estou passando por sérios problemas de ordem financeira, sempre trabalhei muito, trato depressão a uns 20 anos, não vejo mais perspectivas para minha vida, só preciso decidir como fazer, tenho noção do sofrimento q será do lado de lá, porém não estou aguentando mais viver.
Caro Lan, a equipe de atendentes fraternos da Comunhão Espírita aguarda por você. Entre em contato pelo email atendimentofraternocomunhao@gmail.com. Venha conversar e ser amparado nesse momento difícil.
Eu sei que vai acontecer, mais cedo ou mais tarde eu não irei mais suportar, vivo há 8 pedido a Deus que encerre a minha passagem de forma mais digna, não tenho propósito, não tenho um porquê. Li todos os livros relacionados, sinto que terei que suportar esse vale, não tenho escolha, já não consigo suportar mais a ideia de acordar todos os dias, espero que Deus tenha piedade de mim, e peço perdão por não suportar mais viver esse inferno que a minha cabeça.
Caro Eduardo, para tudo há solução. Procure o atendimento fraterno da casa espírita mais próxima de você, ou, se preferir, escreva para atendimentofraternocomunhao@gmail.com.
Você será ajudado com muito carinho e temos certeza que essa fase difícil passará.
Meu esposo desencarnou dia 28/01/2024 fazia uso do álcool execivo,,seria suicídio inconsciente já passei por atendimento fraterno mais fico muito abalada por não saber se ele aceitou a passagem como ele está e gostaria muito se saber em qual locar ficam estes espíritos nessas condições
Gostaria muito de ser orientada obg
Cara Maria Lucia, não temos como saber onde um espírito se encontra, porém temos a certeza de que o amparo espiritual nunca lhe falta. Faça preces intercessórias por ele, peça à espiritualidade superior que o oriente. Nenhuma prece fica sem atendimento do plano espiritual. Faça voce mesma sua reforma íntima, seu trabalho de autodescobrimento e, principalmente, ajude os mais necessitados. Esse o caminho que a Doutrina Espírita nos ensina para nosso melhoramento íntimo e nossa evolução.
E antes de Jesus Cristo? Antes de Maria de Nazaré?
Não existia ajuda no plano espiritual para os suicida-se? Como pode ser Servos de Marua? A humanidade é be mais antig. Não entendo isso.
Maria de Nazaré é um espírito muito anterior a essa personalidade como mãe de Jesus. O atendimento aos suicidas no plano espiritual não começou com ela, mas a literatura espírita informa que ela vem desenvolvendo esse trabalho. Nós a conhecemos por essa personalidade tendo em vista que a vinda de Jesus sim, foi um marco para a humanidade. Daí seu papel importante e reconhecido por todos.
Perdi meu primo a 2 dias. Ele desistiu da vida de uma forma bem triste e pesada.
Não éramos tão próximos apesar de eu o amar bastante. Me sinto mal por ter falado com ele 3 dias antes e não ter percebido os sinais . Já fazem 2 dias que não sei como vou ficar , me abalou bastante , foi muito pesado cuidar dos tramites de iml, liberação de corpo , entero e etc. Peço a Deus que me conforte e tire da minha cabeça esses pensamentos e imagens que insistem em ficar me perturbando .
Cara Priscilla, sentimos muito por sua perda. Entre em contato com nosso atendimento fraterno, mesmo que on-line, para você conversar e receber o conforto e o entendimento de que necessita. Escreva para atendimentofraternocomunhao@gmail.com.
Meu ex-namorado se suicidou domingo e poucos minutos antes do suicídio ele me mandou uma mensagem falando que me amava e estou me sentindo culpada porque ele tentou falar comigo por dias e eu o ignorei, pois estava magoada com ele.
A gente se conheceu quando eu tinha 14 anos e começamos a namorar. Nosso relacionamento foi bom, mas tivemos alguns problemas e por isso terminamos. Porém, sempre tivemos recaídas e fico pensando que ele sempre me pediu para casar. Fico pensando na ligação que não atendi, na mensagem que não respondi. Fico pensando que fui um gatilho para ele fazer isso.
Poxa, fico pensando como é possível ele ter ido para a festa de São João e chegar em casa e fazer isso. Em que momento ele decidiu? Poxa, como eu amo e amei ele, quantos momentos bons eu tive com ele e como pude ter deixado ele sofrer esses anos todos? Como ele se sentiu com a morte do pai e etc.
Só queria ele de volta, daria tudo para tê-lo de volta, daria tudo para ter feito diferente com ele.
Querida Amanda, sentimos muitíssimo pela sua perda. Mas conhecer mais sobre a ideação suicida e o livre arbítrio pode te aliviar nesse momento. O mais importante, te aconselhamos, é procurar um atendimento fraterno. Seja na Comunhão Espírita, ou qualquer outra casa espírita, o tratamento físico-espiritual nesse momento para você é muito importante. Seu namorado está amparado pela espiritualidade maior e no tempo certo vai compreender o erro e terá oportunidade de aprender e refazer sua vida. Caso queira ser atendida de forma on-line, entre em contato pelo email atendimentofraternocomunhao@gmail.com. O mais importante nesse momento é você sair da culpa e orar por ele. Muita coragem e força nessa hora.
De vez em quando penso nesta medida extrema, mas tem os meus amores, meus dois gurizoes de 24 e de 20 anos e eu não TENHO o direito de fazê-los sofrer ! Fora que eu acredito na eternidade e a opção do Vale dos Suicidas não é nada “ aprazive “ . E ir em frente porque tem gente que precisa de nós . A quem perdeu seu gurizão ou meninona, sinta-se abraçado e com minha solidariedade. Agora é confiar e pedir a Jesus, a Maria e a outros espíritos que ajudem quem foi e que lhe ajudem, pois se vc ficou, é porque é muito importante para alguém …
Caro Luiz Henrique, aqui um programa que pode te interessar:
https://www.youtube.com/watch?v=tJApH36rv_8
Meu marido se suicidou em 2010, foi doloroso demais seguir sem ele com 3 filhos… Não bastasse, em agosto/2023, meu filho fez o mesmo. O encontrei no meio da noite já sem vida. Desde então né dedico a leitura de literatura espírita. É onde encontro consolo. Mas essa dor não tem fim… A angústia de buscar respostas é incessante… A oração é um consolo também, mas não diminui a dor. Dor da saudade, falta do abraço, ausência da despedida… Tudo isso é muito difícil. Nunca pensei sentir tamanha dor.
Cara Rosely, estamos aqui para ajudá-la. Busque o atendimento fraterno da Comunhão pessoalmente ou pelo email atendimentofraternocomunhao@gmail.com.
Só mesmo quem têm uma grande depressão para “tentar” (se é que é possível) entender isso. Tenho grande vontade de ir embora desse mundo imundo, mas não tenho coragem, temo demais o que pode vir depois, se é que há um depois…triste demais.
Caro amigo, o atendimento fraterno da Comunhão está à disposição para conversar com você. Envie email para atendimentofraternocomunhao@gmail.com. Nessas horas difíceis é importante buscar o auxílio. Grande abraço.
Bom! O espeiritismo precisa evoluir enquanto doutrina, porque eles acham errado alguém se matar, mas onde está o livre arbítrio? Aliás, o mundo espiritual precisa evoluir! E é pra ontem. Se D’us permite, o mundo espiritual, que é muito abaixo de Nosso Senhor, não teria nada o que ver com isso. Eu escolhi essas opção, não por egoísmo, mas por não aguentar mais tudo que passei. Por que as pessoas são abrigadas a passar por coisas que ninguém consegue explicar com exatidão e clareza. Pra mim, o mundo espeiritual é uma zona! Por que ninguém vai dizer tudo que você precisa, e você sempre é obrigado a nascer por este motivo ou aquele, mas sem saber com qual objetivo. Por enquanto, a gente suporta tudo. Mas acredito que D’us não quer que ninguém sofra, nem o suicida.
Caro Sr. Diogo, o livre arbítrio existe e é sempre respeitado. O que a doutrina espírita defende é a valorização da vida e explica as consequências espirituais do suicídio.
O atendimento fraterno da Comunhão está à disposição para sanar dúvidas e conversar a respeito. Pode ser online pelo email atendimentofraternocomunhao@gmail.com.
Eu quero me matar . Já não aguento mais sofrer. Sou responsável pela minha mãe que ficou cega e um filho autista. Me sinto muito sozinha. Não tenho irmãos. Estou só existindo por causa do meu filho que eu tanto amo. Sustentada pela aposentadoria da minha mãe e incapacitada de fazer qualquer coisa para poder cuidar dela e o dinheiro ajudar meu filho. Mas estou cansada. Não aguento mais. Queria me matar e matar meu filho pq não vai ter ninguém para cuidar dele..
Cara Flaviana, a Comunhão está de portas abertas para acolher suas necessidades mais profundas de atendimento material e espiritual. Procure o atendimento fraterno presencialmente ou pelo email atendimentofraternoonline@gmail.com.
Flaviana, vamos conversar? Me envie um e-mail: talitadanieladias@hotmail.com.
Meu filho se suicidou agora dia 19 não sei como estou me sentindo mas ele estava a sofrendo muito tinha depressão mas não admitia e qd estava muito mal buscava conforto nas drogas ele vivia falando em se matar mas me dizia que era pecado tirar a vida mas dizia estar cansado de viver que não queria mais e não entendia o porquê deus permitia ele passar por tanto sofrimento ele dizia que não sabia explicar mas que faltava algo mas não sabia o que era no mesmo dia conversei com ele de manhã ele respondeu mas a noite mandei boa noite não me respondeu quando foi no outro dia mandei bom dia não me respondeu e as 8:17 recebi a ligação da morte dele o que mais me dói e que ele parecia estar bem não reclamou que estava mal nada disso peço a quem puder estar orando pela alma do meu filho Jonathan da Silva santos eu agradeço meu filho só tinha 20 anos
Cara Rosa, receba nossos sinceros sentimentos pela perda do seu filho e nos permita sugerir o atendimento fraterno da Comunhão, seja presencialmente, seja online através do email atendimentofraternocomunhao@gmail.com. Busque o conforto e entendimento necessários nessa hora tão difícil.