O sofrimento é oportunidade para o crescimento? (+)

Existe sempre uma lição bendita em toda situação de dor, defende médico espírita Wesley Oliveira.
Se analisada sob os aspectos filológicos e teológicos, a palavra crise remete ao sânscrito KRI, que significa limpar, desembaraçar e purificar. A terminologia tem a mesma origem de crisol, que é um recipiente normalmente feito de porcelana, argila ou grafite, utilizado por joalheiros para dar mais pureza ao ouro, separando-o de detritos.

Os conceitos foram lembrados pelo Dr. Wesley Oliveira, da Associação Médico-Espírita de Goiânia, na noite desta quinta-feira, 23, durante a palestra “A busca da Espiritualidade diante do sofrimento”, que integra a programação do 2º seminário virtual do grupo Acolher, da Comunhão Espírita de Brasília.

“Quando a pessoa está em situação de sofrimento, ela recorda da sua condição espiritual. À medida que grandes questões existenciais são enfrentadas, começamos a elaborar uma reconexão à nossa essência espiritual. O sofrimento é uma oportunidade de transcendência, de crescimento, de reconexão”, afirmou o médico.

Oliveira teceu um paralelo entre as portas estreitas e as largas, sendo as maiores as que nos levam à satisfação dos instintos e a atos automatizados devido a inúmeras repetições em vidas anteriores. Em contraposição, as portas mais estreitas seriam aquelas nos forçam a lutar contra as nossas imperfeições em busca do caminho do crescimento. “Tudo começa nos hábitos, nos reflexos que temos. Precisamos questionar esses hábitos. Temos muita dificuldade em romper com nossos instintos em busca da racionalidade. O verdadeiro espírita busca essa iluminação e devido ao esforço que faz para sua iluminação, adquire o apoio de bons espíritos”, defendeu.

O sofrimento seria, de acordo com o raciocínio do médico, reflexo de desconexão com as leis divinas. “Nenhuma alma que está ligada a esse mundo vive sem a injunção da dor. Não só a nossa dor, mas a dor de familiares e amigos. Isso são convites à transcendência”, relatou.

O seminário do grupo Acolher segue sua programação até amanhã, dia 24, às 18h, com a palestra “Encontrando o endereço de si mesmo”, de Júlio César de Sá Roriz.

A  palestras podem ser acessadas no canal do Youtube da TV Comunhão.

Assista na íntegra, a palestra de hoje.

(+) Matéria da jornalista Ana Beatriz Guimarães.

Deixe um Comentário