Felicidade vem de dentro

O II Seminário Acolher, cujo tema é “Na Experiência da dor, encontrei a alegria”, em seu segundo dia de palestra, trouxe a palestrante espírita de Belo Horizonte, Janete Reis. Em sua palestra “Acredite: é possível não sofrer”, ela considerou que encarar a realidade de forma mais alinhada com as leis divinas é o caminho para sair do estado de dor e sofrimento.

Janete afirmou que o Sistema Divino opera por meio das leis físicas – formadas pelo homem para estudar os fenômenos criados por Deus para reger a vida e o universo, como a ciência – e as leis morais – as 10 leis anunciadas por Allan Kardec que rege a relação entre os homens e as quais todos os seres vivos estão sujeitos. O não alinhamento à essas leis causa sofrimento e dor que funcionam como alertas da transgressão desses preceitos. Assim, dor e sofrimento passam a não mais serem entraves ao processo de evolução, fazendo com que se olhe para dentro de si e se busque novos caminhos (lei do livre arbítrio).

O sofrimento nasce dentro de nós

Não são as pessoas e nem os acontecimentos que provocam sofrimentos, mas sim a forma com que se percebe a realidade, ou seja, a cosmovisão que determina pensamentos, emoções, sentimentos, decisões e ações. Não é possível mudar pensamentos e sentimentos se não há mudança da cosmovisão. Ela é composta de crenças, saberes, valores, conhecimentos e vivências. “Para deixar de sofrer é preciso descobrir que crenças, traumas e valores estão influenciando pensamentos, sentimentos e emoções. O sofrimento, então, nasce dentro de nós.”, explica a palestrante.

E exemplifica, “Se você sempre ouviu que só pessoas ricas têm sucesso, você pensará que não é rico e não pode ter sucesso. Sua emoção será de fracasso e seu sentimento será de baixa autoestima, achando que todos são melhores do que você. As decisões e ações também serão dependentes dessa cosmovisão”.

Acredite: é possível não sofrer

O processo de alteração de crenças é interno e depende do autoconhecimento. “É um trabalho de vigília. Não deixar registrar em nosso pensamentos, crenças e preconceitos que não são nossos, mas da sociedade, como machismo, racismo etc. Se trabalharmos a cosmovisão de forma autêntica e autônoma teremos domínio sobre o que está fora de nós e assim, não teremos mais espaço para a dor. Nada o que está fora de nós pode nos fazer sofrer.”, complementa Janete.

O Seminário do Grupo Acolher vai até a próxima sexta-feira. As palestras serão transmitidas pela TV Comunhão, sempre às 18h.

Confira a programação:

Dia 22, quarta-feira – Acolhendo a Minha Dor, por Dra. Márcia Leon

Dia 23, quinta-feira – A Busca da Espiritualidade Diante do Sofrimento, por Dr. Wesley de Oliveira

Dia 24, sexta-feira – Encontrando o Endereço de Si mesmo, por Júlio César de Sá Roriz

 

A seguir, a palestra de Janete Reis, Acredite: é possível não sofrer, na íntegra.

Deixe um Comentário