O Transtorno Obsessivo-Compulsivo, conhecido como TOC, é um transtorno psiquiátrico de ansiedade que tem como principal característica a presença de crises recorrentes de obsessões e compulsões. A pessoa é invadida por pensamentos, ideias e imagens que a levam a praticar rituais de limpeza, checagem, conferência, contagem, organização e podem variar ao longo da evolução da doença.
O programa Papo Espírita desta semana traz a convidada Dra. Guadalupe Amaral, médica radiologista e analista junguiana, co-autora do livro Contribuições de Joanna de Angelis para a Análise dos Transtornos Mentais, além de facilitadora de Grupos de Estudo de Joanna de Ângelis.
Na conversa, ela esclarece que emoções estão por trás do TOC (fugas psicológicas, defesas, ansiedade, medo), qual o papel da obsessão nesse transtorno, a visão psicológica da mentora Joana de Ângelis e como a terapia espírita pode auxiliar quem sofre desse distúrbio.
Acompanhe e conheça uma nova perspectiva sobre o TOC que esclarece e orienta.
Comentários: 6
Qual é a responsabilidade do espírito, quando encarnado, que desenvolveu o TOC. Já que lhe foge o controle dos pensamentos?
Sugerimos o vídeo a seguir sobre o tema.
https://www.youtube.com/watch?v=BAqGzb_ioNw
Sinto que depois do TOC, não tô conseguindo me conectar com Deus. Tô sofrendo tanto, só Deus sabe a angústia que passo, após vir pensamentos e sentimentos de que não posso mais acessar a Deus. Sla, é como se algo me prendesse.
Para isso, cara Maria Izabel, temos o nosso atendimento fraterno on-line e presencial. Entre em contato pelo email atendimentofraternocomunhao@gmail.com.
Tenho depressao e toc e estou sofrendo muito. Meu coração dói como se fosse real e a psicóloga disse que é angústia. Trato a quase 10 anos. Não sei mais o que fazer.
Cara Miralda, você já buscou o atendimento fraterno em uma casa espírita? Se não e quiser ser atendido pela Comunhão, mande email para atendimentofraternocomunhao@gmail.com.