O Atendimento Fraterno é a porta de entrada na Comunhão Espírita, por onde o público chega movido pelo sofrimento.
“É onde tudo acontece”, diz a vice-diretora do Atendimento e Orientação, Ruth Daia. Na Comunhão há 25 anos, Ruth veio para a Casa em busca de alicerce doutrinário para o voluntariado que realizava com dependentes químicos no antigo Sanatório Espírita de Brasília, trabalho que seguiu fazendo na Comunhão até antes da pandemia.
Agora, na coordenação do Atendimento Fraterno, ela avalia que a pandemia trouxe muito sofrimento, seja pela alienação, pela solidão e pelas perdas que o momento impôs. “Mesmo com o fechamento da Comunhão no início da pandemia, seguimos com o atendimento on-line”.
Acolhimento e conforto
O atendimento on-line permanece atendendo todo e qualquer público, seja com problemas físicos, espirituais ou emocionais. A modalidade já alcançou 14 países e todos os estados do Brasil. No ano passado, foram feitos mais de 3.200 atendimentos on-line e muitos deles encaminhados para os tratamentos devidos.
Os Atendimentos Fraternos presenciais recomeçaram timidamente em abril de 2021, com protocolos sanitários rigorosos (ainda o é), contabilizando de janeiro a maio, 1.135 atendimentos, enquanto que em 2022, em igual período, 4.071 pessoas já foram atendidas.
O sigilo, a privacidade e o não julgamento são os princípios. Hoje, 46 atendentes estão disponíveis on-line e 50 presenciais. O retorno do voluntariado ainda é lento e o serviço fraterno precisa que todos estejam à disposição do público sedento de conforto.
Escuta amorosa
E de conforto e colo essa área da Comunhão entende. O Atendimento Fraterno se utiliza de três pilares para apoiar pessoas, o acolhimento, o consolo e se possível, o esclarecimento daquela dor. A partir daí, o tratamento é indicado para cada pessoa – harmonização, irradiação, estudo do Evangelho Segundo o Espiritismo, desobsessão ou tratamento integral. O alívio é certo, mas, “a cura é individual. A espiritualidade dá a lucidez e a consciência e cada um depende de sua própria fé e boa-vontade”, avalia Ruth.
Também é possível encaminhar pedidos de preces on-line. Basta dar as informações de quem quer receber as irradiações. Esses nomes são lidos um a um pelos grupos mediúnicos que só este ano, até o mês de maio, já atenderam quase 800 pessoas.
Os canais de atendimento
Para o Atendimento Fraterno presencial, é só chegar, dar o nome e aguardar a sua vez.
Funciona de segunda a sexta das 8h30 às 10h30 e de 15h30 às 21h. Aos sábados vai de 15h30 às 19h30.
O atendimento on-line deve ser solicitado pelo e-mail atendimentofraternocomunhao@gmail.com. O solicitante recebe um link com instruções de acesso no horário agendado, sempre entre 8h às 12h e 14h às 20h.
Comentários: 6
Bom dia. Tenho necessidade de um esclarecimento sobre assunto de família que envolve meu sobrinho e suas duas irmãs. Gostaria de informação de como receber está ajuda.
.
Cara Márcia, o atendimento fraterno é o canal de entrada da casa espírita. Procure as atendentes que elas lhe encaminharão. Caso precise que seja on-line o email é atendimentofraternocomunhao@gmail.com.
Mais informações no link https://comunhaoespirita.org.br/portal/dao/atendimento-fraterno/.
Namastê ! Como falar pessoalmente com Ruth Daia ? Moro em Osasco – SP
Assunto: Missão. Trabalho integrativo à Luz da Espiritualidade na Evolução/ Ação de ir á Luz, na Eternidade.
Gratidão.
Caro Orlando, escreva para atendimentofraternocomunhao@gmail.com e coloque sua necessidade. Abraços.
Preciso de ajuda tô sofrendo muito
Cara Marlene, mande um email para atendimentofraternocomunhao@gmail.com. Você será atendida on-line. Ou compareça à Comunhão, na 604 Sul. Será um prazer conversar com você.