A Diretoria de Estudos Doutrinários – DED já formou mais de 40 mil alunos ao longo de sua história e, no primeiro semestre de 2022, em pleno funcionamento, comemora o retorno das aulas presenciais com 16 turmas e 380 alunos matriculados. Há mais de 15 anos atuando na DED, seu vice-diretor, Milton Junior, conta que “as aulas presenciais foram suspensas em março de 2020 com a chegada da pandemia. Mas, logo no segundo semestre, a Comunhão se adaptou àquela nova realidade e iniciou as aulas on-line para os cursos que a diretoria oferece.” Hoje, 2019 alunos se dividem entre os cursos online.
Os estágios do estudo da Doutrina
Ele explica como os cursos se organizam: “O ciclo básico é dividido em quatro semestres de Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita – ESDE. O ESDE 1A e 1B são os princípios da Doutrina Espírita e o ESDE 2A e 2B tratam da transformação moral”. Depois de cursado o ciclo básico, o aluno pode optar por fazer o estudo do Evangelho Segundo o Espiritismo ou seguir para a especialização, correspondente ao Estudo Sistematizado da Mediunidade – ESME, do qual Milton também é coordenador.
O ESME se divide em três estágios, o ESME 1 que aborda os princípios da mediunidade, o ESME 2, do qual Milton é dirigente e tem a maior parte reservada à obsessão e desobsessão e, o ESME 3 composto por reuniões mediúnicas e passe. “Com a conclusão do ESDE e ESME é possível um maior aprofundamento da Doutrina por meio dos Estudos Complementares – EC e o Estudo Aprofundado da Doutrina Espirita – ESADE.
As asas do sentimento e da sabedoria
Milton avalia que “quanto mais nos aprofundamos no conhecimento do espiritismo com um estudo sério e regular, mais entendemos os quesitos preciosos da existência, as leis da causalidade. Esse entendimento acaba dirimindo equívocos e dúvidas, colocando balizas importantes no campo das conquistas pessoais. Temos de entender que o sentimento e a sabedoria são as duas asas com que a alma se elevará para a perfeição infinita, por isso, quanto mais estudamos, mais vamos entender os desígnios de Deus. Além disso, como disse Emmanuel, o espiritismo em seus valores cristãos, não possui finalidade maior que a de restaurar a verdade evangélica para os corações desesperados e descrentes do mundo”.
O voluntariado para o aprendizado
A Comunhão conta com voluntários em todas as áreas. Na DED não é diferente. São 52 dirigentes – termo usado para designar o professor – somando as modalidades on-line e presencial. O pré-requisito para se tornar um dirigente é concluir o ESDE e o ESME e cursar a Formação de Dirigentes. Cada uma das turmas presenciais e on-line contam com 37 auxiliares que são os responsáveis pelo controle de frequência, avisos e entrega de questionários. No atendimento da secretaria, 4 voluntários estão à disposição dos alunos.
O Mensageiro conversou com um dos dirigentes. Wellington Miranda atua no ESDE 1A desde 2014. Para ele, ensinar a doutrina é conduzir uma conversa na qual é possível crescer junto com o aluno. “É um campo magnético, uma câmara de tratamento para a evolução de todos os envolvidos, além de uma oportunidade do exercício do bem e da caridade para a reflexão de todos os presentes, sejam encarnados ou desencarnados, que precisam de esclarecimento e de acolhimento para que se sintam bem e encontrem forças para sair de determinadas situações.”.
Wellington também atua como dirigente na modalidade on-line e conta que a doutrina espírita sai dos limites da Comunhão e “vai para o mundo levando conforto e auxílio para pessoas de vários estados e países e, o entendimento de que nada é fácil, mas também nada é impossível”.
Ele ainda dá uma dica. “O estímulo da aula não é suficiente, ela tem um sentido e uma lógica para o contato com as cinco obras básicas (Evangelho Segundo o Espiritismo, Livro dos Espíritos, Livros dos Médiuns, A Gênese e O Céu e o Inferno), mas o aluno precisa sempre se aprofundar por meio do estudo individual. Recomendo nesse primeiro ano do ciclo básico, o estudo das apostilas da Federação Espirita Brasileira – FEB”.
Uma vida em transformação
A aluna do ESME 1, Vani Silvestre, conta que tem depressão há vários anos. Passou pela pandemia sentindo muita tristeza. Agora ela voltou às aulas presenciais e prova o que Wellington disse: ela encontrou forças para sair de seu estado de tristeza. “Sou muito tímida. Nunca falei em sala de aula. Hoje, além de participar ativamente das aulas, expondo minhas dúvidas, eu leio trechos do Evangelho e os interpreto”.
Aplicada em seus estudos, seu caderno é todo cheio de anotações, tanto das aulas presencias, quanto dos estudos em casa. “Quero muito estudar muito mais e isso faz com que normalmente tire nota 10 nas avaliações das aulas. Estou muito feliz”, comemora Vani.
O semestre letivo está chegando ao fim, mas logo a DED divulgará a abertura das matrículas e o início das aulas do segundo semestre de 2022.
Os canais de comunicação da DED são pelo e-mail secretaria.ded@