Quem foi dona Irene Carvalho? Comunhão Inspira responde

O centenário de nascimento da pioneira da Comunhão Espírita, dona Irene Carvalho, foi comemorado pelo programa Comunhão Inspira neste sábado, dia 15, com a presença da diretora de Arte e Cultura (DAC) Germana Carsten,  da chefe da Divisão de Poesia e Pintura Mediúnica Regina Borges, e de Arthur Souza, vice-diretor da DAC e roteirista.

Os três são responsáveis pela produção da peça Memórias de Dona Irene, que estreia dia 29 de janeiro, na Comunhão.

Ao conduzir o programa, Ricardo Honório perguntou quem foi Dona Irene. Trabalhadora da Comunhão por 60 anos, Dona Irene, segundo Regina Borges, “faz parte dessa falange de espíritos que cuidam desta Casa. Todos temos por ela eterna gratidão. Dona Irene teve muitas carências na infância: material, emocional, afetiva. Mas isso não a impediu de escrever um belo enredo para a sua vida”.

Arthur Souza complementou que dona Irene sempre foi dedicada às artes, uma médium de múltiplas funções, uma mulher que trazia a espiritualidade até nós. “Ela queria que o Espiritismo fizesse parte da nossa vida”, disse.

A peça Memórias de Dona Irene

Germana Carsten contou como foi transformar os livros de dona Irene para o teatro. Tudo começou em 2015, quando Germana conversou com Regina Borges para que roteirizassem um dos livros – Memórias de um tempo – e a homenageassem em vida. Porém, dona Irene desencarnou e a peça não foi feita, embora o roteiro já estivesse pronto.

“Homenagear dona Irene em vida era nossa intenção. Com o centenário de seu nascimento essa intenção ficou consolidada por dois motivos: pelo tributo à sua contribuição à comunidade e por ter sido ela a grande dama do teatro espírita”, sublinhou Germana.  “Nós estamos aqui no Comunhão Inspira porque ela pagou um preço de renúncia e sacrifício, de horas incontáveis dedicadas ao Espiritismo”, completou.

Quer conhecer mais sobre quem foi dona Irene e como será a peça que a homenageia? Clique no link e assista ao Comunhão Inspira.

Comentários: 2

Deixe um Comentário