Comunhão comemora, em 12 de setembro, o nascimento de Auta de Souza

Auta de Souza, mentora dos trabalhos de promoção e assistência social da Comunhão Espírita, comemoraria 148 anos no dia 12 de setembro. Conhecida por integrar o grupo de poetas brasileiros e ainda pela sua influência no Espiritismo, escreveu poemas expressivos da literatura e, mesmo desencarnada, nos presenteou com lindos versos psicografados por Chico Xavier.

Para celebrar a data, a Comunhão realiza a Semana Auta de Souza, que está em sua décima edição. O evento terá palestras, exposição do projeto Mãos Estendidas no hall do térreo, e a Oficina do Sentimento, direcionada aos voluntários.

Venha conhecer um pouco da breve vida de Auta de Souza e por que ela se tornou figura relevante nas ações sociais de inúmeras casas espíritas.

Auta de Souza nasceu em 12 de setembro de 1876 na cidade de Macaíba, no Rio Grande do Norte, e desencarnou em 7 de fevereiro de 1901, na capital Natal. Ela perdeu os pais ainda na primeira infância.

Aos três anos de idade, quando ficou órfã, foi  morar com a avó materna, que pôde lhe proporcionar uma educação de boa qualidade. Com 11 anos, Auta começou a estudar em uma escola de freiras francesas e lá aprendeu literatura, idiomas como o francês e o inglês, além de música e desenho.

Pouco tempo depois, aos 14 anos, foi diagnosticada com tuberculose e precisou continuar os estudos em casa, sozinha. Era vista lendo para as crianças pobres, para as mulheres humildes e escravos. Sua dedicação logo rendeu frutos e, com 16 anos, Auta começou a escrever seus primeiros versos.

A poetisa colaborou com diversas revistas e jornais e, aos 24 anos, lançou seu primeiro livro intitulado “Horto”. Pouco tempo depois do lançamento da obra, Auta desencarnou em virtude da tuberculose.

Além da perda prematura dos pais, a poetisa também precisou enfrentar a dor de devolver o irmão mais novo ao plano espiritual após um acidente fatal causado pela explosão de um candeeiro. No amor, ela também sofreu. Por pressão dos irmãos, foi obrigada a se separar do namorado, que desencarnou pouco tempo depois por tuberculose, doença que também a acometeu.

Os poemas espíritas escritos por Auta de Souza após o seu desencarne foram publicados com o apoio de Chico Xavier no livro Parnaso de Além-Túmulo, de 1932. A obra, que reúne poemas de diversos espíritos desencarnados, foi a primeira a ser lançada pelo médium.

Além de Auta, o livro traz textos psicografados de Artur Azevedo, Augusto dos Anjos, Bittencourt Sampaio, Casimiro de Abreu, Castro Alves, Cruz e Sousa, Olavo Bilac e muitos outros autores.

O Centro Espírita “Deus e Caridade” foi criado no dia 18/04/1975 em Uberaba. Com o prédio ainda e construção, o nosso irmão Chico Xavier visitando a Casa Assistencial, na própria sala do Centro Espírita, em reunião de preces, recebeu a mensagem “Prece a Jesus”, ditada pelo Espírito de Auta de Souza, na noite de 01/09/1975.

Fonte: https://conteudoespirita.com/auta-de-souza/

 

 

 

 

Deixe um Comentário