Café Comunhão e Livraria: melhorias garantem sucesso de público

O Café Comunhão e a Livraria Mário de Carvalho são fundamentais não só para alimentar o corpo e a alma dos frequentadores da Casa, mas importante fonte de receita para a instituição. Entre um café com bolo e pão de queijo, um caldo quente ou um lanche mais reforçado, quem vem à Comunhão para estudar, assistir a uma palestra e fazer um tratamento espiritual sempre dá uma passadinha no espaço, que fica na entrada principal. É um ponto de encontro para boas conversas e aquisição de livros espíritas.

Alcyr Almeida responsável pelo espaço, fala em entrevista sobre o funcionamento e as melhorias que o Café Comunhão vem recebendo desde sua inauguração em janeiro de 2021.

O que o Café Comunhão oferece  e que melhorias estão sendo feitas?

O Café Comunhão abriu suas portas em 16 de janeiro de 2021, no momento em que a Casa comemorava 60 anos de fundação. Oferece uma vasta opção de bebidas que vão de chá (hortelã, camomila, erva doce), café (coado, expresso, capuccino), chocolate quente, geladas (refrigerantes, chás gelados) e uma grande opção de sucos (integral, caixinha, polpas) de vários sabores (laranja, maçã, pêssego, uva, maracujá, caju).

Ainda há opções para um lanche rápido (pão de queijo, pão de mandioca, opções veganas), salgados (integrais ou tradicionais assados), sanduíches naturais, ou mesmo uma pequena refeição na forma de caldos quentes. Variadas são as possibilidades no ramo de alimentos mais doces, seja uma trufa, um bombom industrializado, balas e um mix de picolés.

 

Entre dezembro de 2023 e maio deste ano foi realizada uma grande obra na estrutura do Café, com ampliação de suas instalações. Houve a implantação de exaustores para maior conforto térmico dos frequentadores, incorporação de uma câmara fria para melhor conservar os alimentos em estoque, além da compra de mais freezers, geladeiras e balcões refrigerados. Assim, conseguimos produzir e estocar melhor nossos produtos, e atender melhor os usuários.

Muitas pessoas acham os produtos caros, mas fale um pouco sobre os preços praticados e para onde vai o lucro?

Quanto aos preços, gostaria de registrar que, conforme pesquisa do SEBRAE, mais de 30,2% dos empreendimentos comerciais vão à falência antes de 5 anos. Entre os motivos, concluiu-se pela falta de preparo de pessoal e de planejamento. Um dos maiores enganos que se pode cometer é uma avaliação inadequada dos custos.

Para o funcionamento do Café, a Comunhão mantém 5 pessoas contratadas com todos os encargos (salários, Previdência Social, FGTS, DSR, Vale-Transporte, Vale-alimentação, adicional de férias, 13º salário). Comercializar alimentos significa adquirir embalagens (aumento próximo a 100% nos últimos 12 meses), luvas, toucas, geladeiras  e talheres descartáveis. Poderíamos escolher reutilizáveis, mas isso significaria custos com limpeza dos itens.

Embora alguns frequentadores possam, de forma equivocada, pensar que o espaço “Livraria/Café” seja de uma empresa, o Café/Livraria de fato pertence à Comunhão. Trata-se da  “Divisão de Livraria”, subordinada à Diretoria de Administração Financeira (DAF), compondo sua estrutura. Os valores arrecadados, dessa forma, integram as receitas de nossa Casa. O Café Comunhão tem – ao lado de uma preocupação permanente em atender da melhor forma aos frequentadores – a obrigação de não gerar déficits ao fluxo financeiro da instituição. As vendas têm crescido, o que atesta o sucesso entre o público. Os valores são comprovados na Demonstração Anual de Resultados da Comunhão, publicizados nas Assembleias Anuais.

Que recado você dá aos frequentadores do Café Comunhão?

Gostaríamos de expressar nossa gratidão a todos que compõem essa grande família que é a Comunhão Espírita de Brasília e que têm nos brindado com o carinho de sua presença, fazendo seus lanches e pequenas refeições em nosso Café, adquirindo livros, compondo o que chamamos um espaço para “alimentar a alma e o espírito”. O carinho e atenção de cada um de vocês nos dão a certeza de caminharmos retamente em busca de nossos objetivos, espirituais no progresso de cada um, e também materiais na manutenção e conservação de nossa Casa. Sabemos que a Comunhão é o que é em função do trabalho despendido por cada um de nós.

Deixe um Comentário