A obra O que é o espiritismo é uma introdução ao conhecimento do mundo invisível, pelas manifestações dos espíritos, contendo o resumo dos princípios da Doutrina Espírita e respostas às principais objeções que podem ser apresentadas. Ele foi anunciado na Revista Espírita em julho de 1859. O livro apresenta uma das principais frases de Kardec: “Fora da Caridade não há salvação”.
Separado em três diálogos: o crítico, o cético e o padre, onde a primeira parte responde às observações mais comuns feitas por aqueles que desconhecem os princípios fundamentais da Doutrina; no segundo capítulo, há uma exposição simples das partes da ciência prática e experimental é, aproximadamente, um resumo de O livro dos médiuns; e no terceiro capítulo, é apresentada uma síntese de O livro dos Espíritos.
Estes resumos não somente são úteis aos principiantes, que neles poderão, em pouco tempo, ter o conhecimento das noções mais essenciais da Doutrina Espírita, senão, também, aos adeptos, pois lhes fornecem os meios para responderem às primeiras objeções que não deixarão de lhes apresentar.
“Para responder […] à pergunta formulada no título deste opúsculo, diremos que:
O Espiritismo é, ao mesmo tempo, uma ciência de observação e uma doutrina filosófica. Como ciência prática ele consiste nas relações que se estabelecem entre nós e os espíritos; como filosofia, compreende todas as consequências morais que dimanam dessas mesmas relações.
Podemos defini-lo assim:
O Espiritismo é uma ciência que trata da natureza, origem e destino dos Espíritos, bem como de suas relações com o mundo corporal.”
KARDEC, Allan. O que é o Espiritismo. 56. ed. Brasília: FEB, 2019. Preâmbulo.
Fonte texto e imagem: Site da FEB