Eurípedes Barsanulfo (1º de maio de 1880, Sacramento-MG, 1º de novembro de 1918, Sacramento-MG) foi um educador, político e jornalista, além de destacar-se como médium.
Durante 12 anos e sete meses foi presidente do Grupo Espírita Esperança e Caridade, por ele fundado. Como dependência desse Grupo, surgiu em 2 de abril de 1907 o Colégio Allan Kardec, a primeira escola espírita do Brasil, onde oferecia educação gratuita para crianças e órfãos sem condições de arcar com as despesas educacionais, chegando a matricular cerca de duzentos alunos.
Homem que não temia difundir as verdades que professava, foi fiel discípulo de Jesus, console e amparo de todos aqueles que o procuravam, e a todos dispensava indistintamente o mesmo acolhimento, o mesmo amor. Manteve durante quinze anos uma farmácia para aliviar as dores e minorar o sofrimento de seus semelhantes, sendo os mais vulneráveis isentos do pagamento de receitas. Desencarnou aos 38 anos, vítima da Gripe Espanhola, no dia 1º de novembro de 1918.