Roda de conversa com Ana Tereza Camasmie orienta atendentes fraternos no acolhimento e conversa com atendidos 

Por que o atendimento fraterno cura? Com essa pergunta a filósofa, doutora em Psicologia e palestrante espírita Ana Tereza Camasmie iniciou a roda de conversa com 20 atendentes fraternos reunidos no 8º Congresso Espírita do DF, cuja abertura aconteceu nesta sexta, dia 21 de abril, e estende-se até o domingo, dia 23. O evento acontece no Parlamundi, na 915 Sul.

Os atendentes fraternos fazem parte de uma rede colaborativa de atendimento on-line, coordenada pela Federação Espírita do DF, que reúne várias casas espíritas do DF e entorno. A rede existe desde o início da pandemia e tem sido responsável por acolher, esclarecer e orientar milhares de pessoas do Brasil e do mundo que buscam na Doutrina Espírita ajuda para as suas dores da alma.

“Contar tem o papel de nos curar”

Para responder ao questionamento inicial, Camasmie citou a filósofa alemã Hannah Arendt  (1906-1975), para quem toda dor pode ser suportada se sobre ela se puder contar uma história. “Na hora da dor extrema, a alma emudece. Por isso, quando a pessoa consegue narrar o que houve há melhores possibilidades de cura”, afirmou Ana Tereza.

Segundo a psicóloga, o atendimento fraterno permite o distanciamento do atendido com a própria dor e essa é a principal condição para a cura da alma. Ao narrar o conflito que vivencia, a pessoa permite, além desse distanciamento, enriquecer seu mundo interno com novos insights. “Contar tem a experiência de nos curar”, sublinha Camasmie.

Nesse movimento, não quer dizer que a dor passe de imediato, mas a pessoa retorna para seu cotidiano diferente, a ponto de poder redimensionar a dor e o conflito. Ana Tereza orientou os atendentes não só no acolhimento dos atendidos, mas no apoio à identificação dos sentimentos envolvidos e das possíveis soluções para o problema.

“A pessoa sai fortalecida, pois é possível pensar juntos na questão que lhe aflige e buscar o amparo espiritual”, afirmou a psicóloga.

A FEDF disponibiliza o atendimento presencial e on-line. Quer fazer um atendimento on-line? Preencha o formulário em https://fedf.org.br/noticias/atendimento-fraterno-online . O atendimento é agendado e acontece pela plataforma google meets.

Deixe um Comentário