Dia 9 de setembro, sexta-feira, foi o dia da primeira palestra da Semana Auta de Souza, promovida pela Diretoria de Promoção Social. Débora Moraes abordou o tema “a cura pelo amor”.
De acordo com ela, Emmanuel definiu saúde como a harmonia da alma. A palestrante disse que a vitalidade é a sintonia com seu momento evolutivo, sua tarefa e missão, além da sintonia com necessidades biológicas e espirituais. “Sadio é aquele que sabe amar”, é o pensamento simples mas cheio de sabedoria de Jesus.
Débora salientou que precisamos sair da paralisia, que nos mantém imóveis, como à espera de uma mágica: “Quantas vezes a humanidade aguarda a solução dos seus problemas por uma ação miraculosa acreditando que a solução das dificuldades da vida virão exclusivamente do ambiente externo”?
A reflexão dela continuou quando comparou a lepra de antigamente, que separava as pessoas, com a “doença” que nos afasta do convívio dos nossos hoje em dia, inclusive da nossa família. “Quantas vezes, envoltos no orgulho, na vaidade, no nosso egoísmo, sem querermos conviver e na lida da convivência encontrarmos o caminho da reconciliação, da reparação, nos distanciamos voluntariamente em vales apartados da convivência”?
Ela também discorreu sobre a necessidade de integração, da sociabilização e do despertar. E concluiu: o sadio é aquele que consegue amar a si, amar ao próximo, estabelecendo, então, uma perfeita conexão com o criador.