Semana Auta de Souza vai contar uma história de amor

A Comunhão foi a São Paulo conhecer experiências de instituições sensíveis às necessidades de pessoas em situação de rua. Teve oportunidade de vivenciar a teoria que se aprende na Doutrina Espírita sobre a caridade que salva.

O presidente da Comunhão, Adilson Mariz, e a diretora de Promoção Social (DPS), Maria Tereza Carvalho, escolheram as instituições espíritas mais experientes que abraçam com sabedoria e organização os mais necessitados. A pandemia alarmou esse quantitativo por todo o mundo.

As instituições visitadas, no final de 2021, foram o Centro Espírita Ismênia de Jesus – Casa dos Pobres, sediado em Santos – SP, com experiência de 80 anos no acolhimento pessoas em situação de rua, e a ONG Paz e Amor em Ação (@pazeamoremacao), que há seis anos tem a missão de criar inovações para a construção de paz no mundo com inteligência e amor.

Voluntários da DPS foram capacitados e em maio de 2022, a Comunhão Espírita de Brasília inaugurou o projeto Mãos Estendidas que recebe pessoas em situação de rua que precisam de acolhimento. Das 7h às 15h, os voluntários recepcionam 40 pessoas – a capacidade atual de atendimento – para uma manhã que começa com a recepção, entega de itens para a higiene pessoal, vestuário, banho, corte de cabelo, lavagem de roupas, café da manhã, contação de história, roda de conversa, oficina de arte, atendimento fraterno, passe e se encerra com um farto almoço. Durante todo esse tempo, dois grupos mediúnicos dão sustentação espiritual a todos os envolvidos.

A Semana Auta de Souza

Essa dinâmica será a protagonista da Semana Auta de Souza, evento que desde 2014 divulga os trabalhos de Promoção Social da comunhão. A edição deste ano, de 8 a 14 de setembro, conta com exposição Mãos Estendidas, no hall do primeiro andar da Comunhão (em frente à Livraria), além de lançamento de um vídeo institucional do projeto e duas palestras: A cura pelo amor, de Débora Moraes, no dia 9 de setembro, e Assistência e Promoção Social no centro espírita, de Losângelis Gregório, convidada da Federação Médico Espírita do DF – FEDF, no dia 13 de setembro. Ambas, às 20h.

Conhecida como a mais espiritual das poetisas brasileiras, Auta de Souza, nasceu há 146 anos e desencarnou com 25 anos. Do mundo espiritual ditou suas poesias ao médium Chico Xavier. Ela é a mentora ds trabalhos de Promocao Social e por consequência,  do Mãos Estendidas e dá nome ao pátio onde acontece todo o movimento do projeto.

A solidariedade não acontece apenas dos voluntários para com os assistidos, mas entre os próprios visitantes das sextas-feiras que são solidários entre si. A equipe da DPS identificou que alguns dos assistidos do Mãos Estendidas têm formação acadêmica. ” As pessoas se sentem especiais e são gratas. E muitos retornam quando conseguem emprego, apenas para agradecer o acolhimento.”, revela a diretora Maria Tereza.

Assistência amorosa

À frente da DPS há nove anos, Maria Tereza explica que, por enquanto, não há mais vagas para voluntários no projeto, salvo para os grupos que dão assistência às famílias e em outras atividades. “São 300 voluntários divididos em 52 grupos que trabalham com a promoção social, seja com famílias, em presídios, unidades socioeducativas, gestantes, dependentes químicos, além de oferecer oficinas de artesanato e costura para senhoras que  frequentam a Comunhão e que se reúnem para se solidarizar entre elas e criar produtos cujos recursos das vendas são revertidos para os projetos.”

Maria Tereza da DPS

Se você deseja apoiar esse projeto pode doar roupas, de preferência masculinas, recursos financeiros pelo PIX: (61) 99822-6596 ou BRB (070) Ag: 204 C/C: 030114-8 CNPJ 00.307.447/0001-08, além de várias outras oportunidades que impactam na melhoria da qualidade de vida e da dignidade dessa população em situação vulnerável.

Deixe um Comentário