conhec

botao voltar

ACS - Assessoria de Comunicação Social

 

Formulário de Demandas da ASCOM


A Comunhão Espírita de Brasília, desde a sua fundação, vem executando sua parte nessa incessante tarefa de levar o Espiritismo ao conhecimento do grande público. De acordo com os recursos disponíveis realiza vários projetos de comunicação.

Os primeiros passos estiveram voltados à publicação do Jornal Libertação, que em 2015 completou 30 anos de existência, inicialmente impresso em preto e branco, com uma temática variada, ou seja, com conteúdos de comunicação interna, do movimento espírita do Distrito Federal e do Brasil e outros assuntos pertinentes.

A partir de 2007, com a organização de uma assessoria de comunicação com profissionais de diversas áreas, a lógica se tornou mais complexa e variada.

O símbolo dessa nova fase foi o projeto do Jornal Mural Comunhão, pensado e publicado para dar conta, exclusivamente, da comunicação interna da Casa, como atividades das diretorias e assessorias, eventos, cursos, campanhas, que tenham a ver com a Comunhão.

Junto com a chegada do Jornal Mural, aos poucos, a Comunhão foi formulando um trabalho de produção de artes para banners, cartazes e folders, por meio de designers que atuam profissionalmente nos seus quotidianos com essas ferramentas.

Um marco dessa contribuição foi a Campanha “Nós Somos Comunhão”, que foi a primeira de uma série. Na sequência, foram promovidas as campanhas: “Bons Costumes”, “A Comunhão vai ficar mais jovem”, “Você conhece a Comunhão?”, e em 2015 “Acolher é Amar”.
Outra etapa importante foi a criação do “Blog Comunicação”. Atualizado e editado pela Assessoria de Comunicação. Mais tarde o nome da mídia foi alterado para “Blog Mensageiro”, com o propósito de ter uma identidade com boletim online(newsletter) de mesmo nome.
Tanto o blog quanto o boletim “O Mensageiro” divulgam informações a respeito da Comunhão, do movimento espírita, temas científicos e sociais, à luz do Espiritismo.

A assessoria empenha-se por atualizar diariamente o blog.
O boletim é disparado semanalmente.

Foi também uma conquista da assessoria a redefinição do antigo jornal Libertação, transformado numa publicação temática, em papel e formato diferenciados.
Quanto ao Libertação, a meta é viabilizar sua impressão com o recurso de anúncios publicados no próprio jornal, a fim de desonerar a Comunhão desses custos.

Em 2013, a assessoria também passou a utilizar com mais intensidade a home do site da Comunhão para divulgar artes de campanhas e eventos da própria Casa e, em algumas, situações de outros centros.

Em 2015, a assessoria desenvolveu uma plataforma e layout para um novo site da Comunhão, que foi implantada em 2016.

Outra iniciativa inédita foi a criação, edição, impressão e comercialização da “Agenda Comunhão 2016”.

Uma evidência do crescimento e do trabalho da assessoria pode ser mensurado pelo número de membros e pelo fato de estar funcionando de segunda a sábado por meio de um sistema de voluntariado que propicia plantões noturnos na sala da assessoria.